• contato@buenositesacademy.com

Saiba como vender seus produtos e ganhar dinheiro com a ajuda das Redes Sociais.

29/09/2018
Mais Vendas
Tags:
1 comentário

Como utilizar as Redes Sociais para fazer uma venda?

Se você é heavy user de redes sociais ou apenas gosta de espiar uma vez ou outra por dia o que está acontecendo por lá, então já deve ter visto alguém oferecendo algum produto ou serviço.

Isto porque os canais que de início serviam para entretenimento e para passar o tempo acabaram se tornando um portal de vendas.

Acompanhando este movimento, as próprias redes sociais foram modificando sua estrutura e criando ferramentas para atender às novas demandas.

O que não quer dizer que o consumidor veja todas as redes sociais como um lugar de compra.

Com isto, ficam as dúvidas: em que momento fazer uma abordagem de vendas? Qual a abordagem mais adequada?

Leia este artigo até o fim, vamos esclarecer estas dúvidas e mostrar uma forma eficiente de como vender pelas redes sociais.

Qual a melhor rede social para vender?

Esta dúvida é muito comum, em especial para quem está começando no marketing digital. Para saná-la você precisa entender qual é o seu público. Entendendo o seu público e, consequentemente, quais são seus gostos e hábitos vai conseguir entender quais redes sociais ele mais costuma usar. As principais delas são:

Facebook

Segundo dados do Social Media Trends 2018, 78% dos usuários de internet estão em alguma rede social. O Facebook ainda é a mais utilizada, tanto pelas empresas quanto pelos usuários.

Instagram

De acordo com a mesma pesquisa, o Instagram é o segundo mais acessado e a rede social de maior crescimento.

Linkedin

Até pouco tempo era menos conhecido pelo grande público, mas agora, assim como o YouTube, vem se destacando. É bastante utilizado por empresas e profissionais autônomos ou que estão em busca de oportunidades.

YouTube

Com a popularização dos vídeos, que facilitam a assimilação dos conteúdos, o YouTube teve um crescimento enorme. Tornou-se não só uma fonte de entretenimento como também uma fonte importante de informação.

Twitter

Uma rede social que tem um público fiel, mas que não vem crescendo. Apesar disto, é a quarta mais utilizada.

Google Plus

A rede social do Google ainda não emplacou totalmente, porém oferece ótimas ferramentas. Assim como o Twitter, o Google Plus também apresentou uma queda, segundo a pesquisa do Social Media Trend 2018.

Outras redes sociais como Pinterest e o Snapchat podem ser usadas em segmentos mais nichados. Como falamos acima, o importante nesta escolha é você conhecer o seu público para saber onde ele está. Para mais informações sobre a pesquisa acesse aqui.

Em que momento fazer a venda?

Para entender como vender pelas redes sociais é necessário saber em que momento abordar o seu consumidor com a oferta.

Procure intercalar seus conteúdos. Uma boa alternativa é usar o Princípio de Pareto, a regra dos 80/20: 80% de conteúdo relevante para o seu público e 20% de oferta do seu produto ou serviço.

Lembre-se de que a primeira intenção das pessoas que acessam as redes sociais é o entretenimento, não as encha só com propaganda.

Como utilizar as redes sociais para fazer venda?

Qual a melhor abordagem

Você pode basicamente usar 2 tipos de abordagem para vender pelas redes sociais:

Abordagem direta

É aquela em que você deixa explícito que está vendendo um produto ou um serviço. Em alguns casos pode até colocar valores.

Nesta abordagem, você vai atingir as pessoas que já estão procurando o que você tem para vender.

Ela restringe o seu público por ser mais direta. Porém, quando feita de forma condizente com os gostos e hábitos do consumidor, pode ter muito sucesso. Isto porque ela é destinada às pessoas que já estão na “boca” do funil de vendas, ou seja, no momento de decisão e/ou ação de compra.

Abordagem indireta

Aqui, você vai usar técnicas de marketing de conteúdo para levar seus consumidores das redes sociais para um site ou blog.

O fundamental neste caso é trabalhar os benefícios do seu produto ou serviço, mostrando-os claramente aos consumidores. Isto vai fazer as pessoas que não estão procurando pelo que você está vendendo se interessar pelos benefícios que terão e decidam comprar.

Publique conteúdos relevantes.

A melhor estratégia para vender nas redes sociais é lançando mão de conteúdo relevante. Tenha como base o Princípio de Pareto, porém, mesmo os conteúdos de venda devem ser pertinentes aos desejos e características do seu público-alvo.

Aprenda as estratégias de marketing de conteúdo e encante seu público com as informações que eles estão buscando e suas vendas acontecerão de forma muito mais fáceis.

Faça a gestão das redes sociais de forma profissional.

Use ferramentas de gestão de redes sociais para programar seus conteúdos e fazer a análise dos resultados de suas ações. Planeje, execute, revise, analise e, se necessário, acerte o que não está funcionando e o que pode ser melhorado.

Utilize grupos e comunidades.

Para aprender como vender pelas redes sociais você deve olhar para outros lugares além dos seus próprios canais. Em grupos e comunidades você consegue alcançar pessoas por nichos de mercado, que estejam interessadas em produtos ou serviços iguais ou similares aos seus.

Entre, interaja, publique conteúdos relevantes que chamem a atenção das pessoas e não só conteúdos de vendas. Aqui também vale muito a regra do 80/20.

Use o ecommerce do Facebook.

Se você tem um ecommerce pode incorporá-lo ao Facebook e vender diretamente pela rede social. É provável que, com o tempo, outras redes sociais façam o mesmo e tenham ecommerce dentro das próprias plataformas.

Agora que você já sabe como vender pelas redes sociais, pode começar hoje mesmo a organizar o seu negócio para gerar muitas vendas online.

Quer saber mais? Tem alguma pergunta ou sugestão? Mande mensagem para nós nos comentários.



Um Comentário

  1. Postado em 03/12/2018

    […] Aproveite e leia também: Saiba como vender seus produtos e ganhar dinheiro com a ajuda das Redes Sociais. […]

Deixe seu comentário

Voltar